segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A verdade sobre a linda gravação do canto dos grilos em velocidade baixa, que o teria supostamente tornado parecido com um coral de vozes humanas.

Ainda continua sendo uma linda gravação mas a verdade sobre ela não é exatamente aquela versão veiculada em vários sites internacionais.
Eis um artigo em português, como demonstração de como o suposto feito fora inicialmente noticiado em vários sites internacionais, com um áudio contendo apenas o trecho famoso dos grilos:
O que é interessante neste artigo do Huffington Post (de 25 e 26 de Nov de 2013) é que, mesmo na fase inicial da notícia, o site do jornal já postara, como contraponto, uma outra gravação de experiência semelhante, feita pelo artista Dave D´aranjo, em que a gravação resultante sai muito mais parecida com as factuais vozes de grilos:

A experiência de Dave D´Aranjo:

A notícia (em português) no Megacurioso, como inicialmente divulgada em vários sites internacionais, em que apenas trecho da gravação com os grilos era mostrada:

Artigos em inglês sobre a composição original:



A composição musical original, com a mixagem da voz cantora de ópera Bonnie Jo Hunt:
"Ballad of the Twisted Hair (Cricket Song)"

Artigo em português do site E-Farsas expondo a verdade sobre o fato,  indicado pelos leitores no comentário do artigo do site Megacurioso na seção de comentários:

NOTA:  A interessante observação do leitor do site e-farsas, Henrique Guzella, faz um inquietante contraponto sobre a gravação mostrada na entrevista com a citada cantora apresentar sua voz distintamente mais nítida, sendo, portanto, diferente da que foi postada (o famoso trecho de "Ballad of the Twisted Hair").
Eis o link para o áudio da entrevista, postado por Henrique Guzella em seu comentário sobre o artigo do site (e-farsas):

Reflexão:
Não estou querendo sugerir que não possam ser dadas explicações científicas para esta diferença tão bem observada pelo leitor Henrique Guzella. Apenas penso que sempre é interessante procurarmos aspectos mais profundos de todos os fenômenos da vida, termos sempre mais a descobrir e não acharmos que tudo já está compreendido ou definitivamente explicado. Além disto, é imprescindível não perdermos a capacidade de sentir o fascínio e o assombro causados tanto pela beleza como pelos aspectos assustadores do Universo em que vivemos, seja qual for a verdade sobre a gravação de Ballad of the Twisted Hair (Cricket Song)!

Uma experiência feita por um usuário do Youtube:
Obs.: A foto do inseto mostrada na tela do vídeo é, na verdade, de um gafanhoto (*grasshopper, *locust):
https://www.youtube.com/watch?v=IP5e7

Segundo este site, os grasshoppers (que, em geral, traduzimos como 'gafanhotos'), são idênticos em aparência aos 'locusts'. O que o diferenciaria,  numa observação mais superficial, segundo este que é um dos mais famosos sites especializados em diferenças entre seres, o Diffeence Between. Net, seria mais o comportamento destes dois grupos de seres. 
Além disso, em termos biológicos, os primeiros, os grasshoppers, são da ordem Ortóptera e da subordem Caelífera, enquanto que os segundos, os locusts, seriam uma espécie de grasshoppers, mas da subordem Acrididae, ou seja, os locusts são um tipo de grasshoppers!
Leia sobre mais diferenças entre eles no link do artigo deste site muito interessante e educativo:
http://www.differencebetween.net/science/nature/difference-between-locust-and-grasshopper/

Nenhum comentário:

Postar um comentário